Ayutthaya trading system


Os célebres 417 anos de reinado de Ayutthaya viram comércio com a China, juntamente com países do sul e sudeste da Ásia. Os residentes de Ayutthaya gozavam de produtos do Oriente e do Oeste. A economia estável trouxe uma era de paz. O método de transporte fluvial foi tão desenvolvido que os comerciantes de Lanxang, (Laos) e outras áreas continuaram desenvolvendo o apoio ao comércio terrestre. No século XVI, os europeus astutos relataram ansiosamente a sua pátria em Portugal, Espanha, Holanda, Inglaterra e França sobre o progresso e o sistema comercial desenvolvido que encontraram em Ayutthaya. Mais tarde, no reinado do rei Narai. Ativo e veloz, continuou a expandir o comércio e a diplomacia. Ele procurou conhecer a história dos países ocidentais e contatou monarcas europeus. O Siamês enviou embaixadas à França, à Pérsia, à China, ao Vaticano, às ilhas holandesas da Batávia, a Java e ao português Goa controlado. Muitos desses países deram a honra de enviar embaixadas a Sião. O rei Narai era um empresário perspicaz estabelecendo comércio internacional e armazéns de satélites em seus vastos monopólios da coroa. Assim, o comércio de Ayutthaya chegou até a Índia, para a Pérsia e para os países europeus. Prosperidade chegou a Ayutthaya durante o século 17 e a primeira metade do século 18. Era o tempo da paz e Siam não estava sob o poder de nenhum país. Fisicamente, a cidade de Ayutthaya é uma massa de terra cercada por três rios conhecidos como os rios The Chao Phraya, Lopburi e Pa Sak. As grandes vias navegáveis ​​eram sistemas de defesa naturais. Ao longo da história, grandes vias navegáveis ​​fizeram bons sistemas de defesa. Como explicado anteriormente por causa da posição estratégica central de Ayutthaya, tudo bem passou de e para o assentamento se deslocando para o Golfo do Sião e grandes distâncias. A partir de uma visão aérea, a ilha de Ayutthaya era uma extensão de canais de conexão, tornando o transporte local e a drenagem natural muito conveniente. Uma conta escrita por um comerciante holandês no século 17 descreveu Ayutthaya como segue: A cidade de Ayutthaya fica em uma pequena ilha do rio Chao Praya. Dentro das muralhas da cidade, existem estradas longas, retas e largas. Canais foram escavados do rio para a cidade, facilitando o transporte. Além das principais vias, há também uma infinidade de pequenos canais, pistas e calçadas. Durante a alta temporada de água, é possível embarcar barcos em qualquer lugar, até as etapas da casa. Ayutthaya é uma cidade ribeirinha que foi cuidadosamente planejada. É uma cidade bonita, cheia de pessoas, seus bens e commodities para venda. O Wiharn of Pra Mongkolbopit A data da consagração não é conhecida, mas a imagem foi escrita até 1603. No outono de Ayutthaya, a imagem foi gravemente danificada, mas foi restaurada nos dias modernos. Em 1955, o primeiro ministro birmanês U Nu fez uma visita a Ayutthaya e plantou uma árvore bodhi comemorativa na frente do Wiharn de Pra Mongkolbopit. Ele doou fundos de arranque para restaurar o wiharn, que foi um constante lembrete da invasão birmanesa. Foi encontrado um financiamento adicional para restaurar o viharn para a sua glória em 1958. Dentro da capital de Ayutthaya, seus prangs e templos espinhosos eram dourados. Assim, Ayuttthaya no Sião era um importante centro de ouro do mundo. Infelizmente durante a segunda conquista de Ayutthaya pelos exércitos birmaneses, levou dez dias para saquear e retirar o bem da cidade. Os sobreviventes ficaram atordoados ao ver o ouro espalhar as ruas destruídas de Ayutthaya. Os artefactos remanescentes descobertos são feitos de ouro e pesam bem mais de 100 quilogramas. Naqueles longos dias de seguidores ardentes da fé budista, o ouro que foi visto em Ayutthaya era fascinante. Os elefantes são o principal símbolo do Sião A indústria de transporte de Ayutthaya enviou ativamente mais de cem juncos por ano, transportando bens e commodities para outros países. Também chegaram navios de todo o mundo. Somente da China, veio mais de 1.000 navios por ano. Grande riqueza veio a Ayuthya como um ímã. Os principais produtos de exportação foram arroz e produtos florestais, como borracha, madeira perfumada, cânfora e marfim de elefantes. Domar os elefantes selvagens era uma habilidade desenvolvida do povo Ayutthaya. Assim, o comércio de elefantes para a Índia era de 300 a 400 elefantes negociados em um ano. O motivo de elefante frequentemente usado aponta para a grande importância dos elefantes em Ayutthaya. O alto da bela arte requintada dos artesãos Siameses atingiu o seu ponto de vista durante o período de Ayutthaya. A corte real apoiou totalmente artesãos e artistas. Além da produção de obras de arte em ouro, uma habilidade altamente desenvolvida, outras formas de artesanato, como escultura em madeira, escultura e pintura mural foram prolíficas. O AYUTTHAYA ERA, 1350-1767 O reino de Ayutthaya foi fundado por U Thong, um aventureiro Alegadamente descendente de uma rica família comerciante chinesa que se casou com a realeza. Em 1350, para escapar da ameaça de uma epidemia, ele moveu sua pista para o sul na rica planície de inundação do Chao Phraya. Em uma ilha no rio, ele fundou uma nova capital, que ele chamou de Ayutthaya, depois de Ayodhya, no norte da Índia, a cidade do herói Rama no épico hindu Ramayana. U Thong assumiu o nome real de Ramathibodi (1350-60). Ramathibodi tentou unificar seu reino. Em 1360, declarou o budismo Theravada a religião oficial de Ayutthaya e trouxe membros de uma sangha, uma comunidade monástica budista, do Ceilão para estabelecer novas ordens religiosas e difundir a fé entre os seus súditos. Ele também compilou um código legal, baseado no Dharmashastra indiano (um texto legal hindu) e no costume tailandês, que se tornou a base da legislação real. Composto em Pali - uma língua indo-ariana intimamente relacionada com o sânscrito e a linguagem das escrituras budistas de Theravada - tinha a força da injunção divina. Complementado por decretos reais, o código legal de Ramathibodis manteve-se geralmente em vigor até o final do século XIX. No final do século XIV, Ayutthaya era considerado o poder mais forte no Sudeste Asiático, mas faltava mão-de-obra para dominar a região. No último ano de seu reinado, Ramathibodi agarrou Angkor durante o que seria o primeiro de muitos assaltos tailandeses bem sucedidos à capital do Khmer. A política tailandesa visava garantir a fronteira oriental de Ayutthayas, antecipando projetos vietnamitas no território Khmer. O Khmer enfraquecido submeteu periodicamente à suzerainty tailandesa, mas os esforços de Ayutthaya para manter o controle sobre Angkor foram frustrados repetidamente. As tropas tailandesas foram freqüentemente desviadas para reprimir as rebeliões em Sukhothai ou para fazer campanha contra Chiang Mai. Onde a expansão de Ayutthayas foi resistida tenazmente. Eventualmente, Ayutthaya subjugou o território que pertencera a Sukhothai, e no ano seguinte a morte de Ramathibodi, seu reino foi reconhecido pelo imperador da Chines, recentemente estabelecido, da dinastia Ming como sucessor legítimo de Sukhothais. O reino tailandês não era um estado único e unificado, mas sim um mosaico de principados autônomos e províncias tributárias devido a fidelidade ao rei de Ayutthaya. Esses estados eram governados por membros da família real de Ayutthaya, que tinham seus próprios exércitos e guerreavam entre si. O rei teve que estar vigilante para evitar que os príncipes reais se combinassem contra ele ou se aliarassem com os inimigos de Ayutthayas. Sempre que a sucessão estava em disputa, os governadores principescos reuniram suas forças e se mudaram para a capital para pressionar suas reivindicações. Durante grande parte do século XV, as energias de Ayutthayas foram direcionadas para a Península Mala, onde o grande porto comercial de Malaca impugnava as reivindicações tailandesas de soberania. Malacca e outros estados malaios ao sul de Tambralinga tornaram-se muçulmanos no início do século e, depois disso, o Islã serviu como símbolo da solidariedade malaya contra o tailandês. Embora o tailandês não tenha feito um estado vassalo de Malacca, Ayutthaya continuou a controlar o lucrativo comércio no istmo, que atraiu comerciantes chineses de produtos de especialidade para os mercados de luxo da China. Realeza tailandesa Os governantes tailandeses eram monarcas absolutos cujo escritório era parcialmente religioso. Eles deram sua autoridade das qualidades ideais que eles acreditavam possuir. O rei era o modelo moral, que personificava a virtude de seu povo, e seu país vivia em paz e prosperava por causa de suas ações meritórias. Em Sukhothai, onde Ramkhamhaeng disse que ouvia a petição de qualquer assunto que tocava a campainha no portão do palácio para convocá-lo, o rei era reverenciado como pai por seu povo. Mas os aspectos paternos do reinado desapareceram em Ayutthaya, onde, sob a influência Khmer, a monarquia se retirou atrás de uma parede de tabus e rituais. O rei era considerado chakkraphat, o termo sânscrito-pali para o príncipe universal que se aproximava de quotwheel-rollingquot que, através de sua adesão à lei, fazia girar todo o mundo ao redor dele. Como o deus hindu Shiva era o senhor do universo, o rei tailandês também se tornou, por analogia, o senhor da terra, distinguido em sua aparência e com seus súditos. De acordo com a elaborada etiqueta do tribunal, até uma linguagem especial, Phasa Ratchasap, era usada para se comunicar com ou sobre a realeza. Como devaraja (sânscrito para quotdivine kingquot), o rei acabou por ser reconhecido como a encarnação terrestre de Shiva e tornou-se objeto de um culto político-religioso oficiado por um corpo de brâmanes reais que faziam parte do comitê da corte budista. No contexto budista, o devaraja era um bodhisattva (um ser iluminado que, por compaixão, renuncia ao nirvana para ajudar os outros). A crença no reino divino prevaleceu no século XVIII, embora, nesse momento, suas implicações religiosas tivessem um impacto limitado. Uma das inúmeras inovações institucionais do King Trailok (1448-88) foi criar a posição de uparaja, ou herdeiro aparente, geralmente mantido pelos reis, filho sênior ou irmão integral, na tentativa de regularizar a sucessão ao trono - uma Façanha particularmente difícil para uma dinastia poligâmica. Na prática, houve conflitos inerentes entre o rei e o uparaja e freqüentes sucessões em disputa. Desenvolvimento social e político O rei situou-se no ápice de uma hierarquia social e política altamente estratificada que se estendeu por toda a sociedade. Na sociedade Ayutthayan, a unidade básica de organização social era a comunidade da aldeia composta por famílias familiares alargadas. Geralmente, os chefes eleitos forneceram liderança para projetos comunitários. O título da terra residia com o chefe, que o mantinha em nome da comunidade, embora os proprietários de camponeses desfrutassem o uso da terra enquanto cultivassem. Com amplas reservas de terras disponíveis para cultivo, a viabilidade do estado dependia da aquisição e controle de mão de obra adequada para o trabalho agrícola e a defesa. O aumento dramático de Ayutthaya implicou uma guerra constante e, como nenhuma das partes na região possuía uma vantagem tecnológica, o resultado das batalhas era geralmente determinado pelo tamanho dos exércitos. Depois de cada campanha vitoriosa, Ayutthaya levou uma série de pessoas conquistadas para o seu próprio território, onde foram assimiladas e adicionadas à força de trabalho. Todo freeman tinha que ser registrado como um servo, ou phrai, com o senhor local, ou nai, para o serviço militar e colaborou em trabalhos públicos e na terra do oficial a quem foi designado. O phrai também pode cumprir sua obrigação trabalhista pagando um imposto. Se ele encontrou o trabalho forçado sob o seu repúdio nai, ele poderia se vender em escravidão para um nai mais atraente, que pagou uma taxa ao governo em compensação pela perda do trabalho de corvee. Até um terço da provisão de mão de obra no século XIX era composta de phrai. A riqueza, o status e a influência política estavam inter-relacionados. O rei alocou campos de arroz para governadores, comandantes militares e funcionários do tribunal em pagamento por seus serviços à coroa, de acordo com o sistema sakdi na. O tamanho de cada alocação de funcionários foi determinado pelo número de pessoas que ele poderia comandar para trabalhar. A quantidade de mão-de-obra que um nai particular poderia comandar determinava seu status em relação aos outros na hierarquia e sua riqueza. No ápice da hierarquia, o rei, que era o maior detentor do terreno, também comandava os serviços do maior número de phrai, chamado phrai luang (servos reais), que pagavam impostos, serviam no exército real e trabalhavam na Terras da coroa. O rei Trailok estabeleceu alocações definitivas de terra e phrai para os oficiais reais em cada degrau da hierarquia, determinando assim a estrutura social do país até a introdução de salários para funcionários do governo no século XIX. Os chineses estavam sozinhos fora dessa estrutura social. Eles não foram obrigados a se registrar para o dever de corvee, então eles foram livres para se mover sobre o reino à vontade e se envolver no comércio. No século XVI, os chineses controlavam o comércio interno de Ayutthayas e encontraram lugares importantes no serviço civil e militar. A maioria desses homens tomou esposas tailandesas porque poucas mulheres deixaram a China para acompanhar os homens. O século XVI testemunhou o surgimento da Birmânia, que, sob uma dinastía agressiva, havia invadido Chiang Mai e Laos e guerra contra o tailandês. Em 1569, as forças birmanes, juntas pelos rebeldes tailandeses, capturaram a cidade de Ayutthaya e levaram a família real para a Birmânia. Dhammaraja (1569-90), um governador tailandês que ajudou os birmaneses, foi instalado como rei vassalo em Ayutthaya. A independência tailandesa foi restaurada por seu filho, o rei Naresuan (1590-1605), que ativou o birmanês e, em 1600, os expulsou do país. Determinado a evitar outra traição como seus pais, Naresuan estabeleceu a unificação da administração do país diretamente sob a corte real de Ayutthaya. Ele terminou a prática de nomear os príncipes reais para governar as províncias de Ayutthayas, atribuindo funcionários do tribunal que deveriam executar as políticas proferidas pelo rei. Depois disso, os príncipes reais foram confinados à capital. Suas lutas de poder continuaram, mas na corte sob o olhar atento dos reis. Para garantir seu controle sobre a nova classe de governadores, Naresuan decretou que todos os homens livres sujeitos ao serviço phrai se tornaram Phrai Luang, vinculados diretamente ao rei, que distribuiu o uso de seus serviços aos seus funcionários. Esta medida deu ao rei um monopólio teórico sobre toda a força de trabalho, e a idéia desenvolveu que, uma vez que o rei possuía os serviços de todas as pessoas, ele também possuía toda a terra. Escritórios ministeriais e governorias - e os sakdi na que foram com eles - geralmente eram posições herdadas dominadas por algumas famílias, muitas vezes ligadas ao rei por casamento. De fato, o casamento foi freqüentemente usado por reis tailandeses para cimentar alianças entre si e famílias poderosas, um costume que prevaleceu no século dezenove. Como resultado desta política, as esposas dos reis geralmente numeradas nas dezenas. Mesmo com as reformas de Naresuans, a eficácia do governo real nos próximos 150 anos não deve ser superestimada. O poder real fora das terras da coroa - embora em teoria absoluta - era, na prática, limitado pela frouxidão da administração civil. A influência dos ministros do governo central não foi extensa além da capital até o final do século XIX. Desenvolvimento econômico O tailandês nunca carecia de um rico suprimento de alimentos. Os camponeses plantaram arroz para consumo próprio e pagavam impostos. O que restava era usado para apoiar instituições religiosas. Do século XIII ao xv, no entanto, ocorreu uma notável transformação no cultivo do arroz tailandês. Nas terras altas, onde as chuvas tiveram que ser complementadas por um sistema de irrigação que controlava o nível da água em campos inundados, os tailandeses semearam o arroz glutinoso que ainda é o alimento básico nas regiões geográficas do Norte e Nordeste. Mas na planície de inundação do Chao Phraya, os fazendeiros se voltaram para uma variedade diferente de arroz - o chamado arroz flutuante, um grão esbelto e não curioso introduzido da Bengala - que cresceria o suficiente para acompanhar o aumento da água Nível nos campos das terras baixas. A nova tensão cresceu facilmente e abundantemente, produzindo um excedente que poderia ser vendido barato no exterior. Ayutthaya, situada na extremidade sul da planície de inundação, tornou-se assim o centro da atividade econômica. Sob o patrocínio real, o trabalho de corvee escavou canais sobre os quais o arroz foi trazido dos campos para os navios dos reis para exportação para a China. No processo, o Delta de Chao Phraya - planos de lama entre o mar e terra firme até então considerada inadequada para habitação - foi recuperado e colocado em cultivo. Contactos com o Ocidente Em 1511, Ayutthaya recebeu uma missão diplomática dos portugueses, que no início desse ano conquistaram Malaca. Estes foram provavelmente os primeiros europeus a visitar o país. Cinco anos depois desse contato inicial, Ayutthaya e Portugal concluíram um tratado que concedeu permissão portuguesa ao comércio no reino. Um tratado semelhante em 1592 deu aos holandeses uma posição privilegiada no comércio de arroz. Os estrangeiros receberam cordial saudade na corte de Narai (1657-88), um governante com uma visão cosmopolita que, no entanto, desconfiou da influência externa. Importantes laços comerciais foram forjados com o Japão. As empresas comerciais neerlandesas e inglesas foram autorizadas a estabelecer fábricas, e missões diplomáticas tailandesas foram enviadas para Paris e Haia. Ao manter todos esses laços, o tribunal tailandês jogou habilidosamente os holandeses contra os ingleses e os franceses contra os holandeses, a fim de evitar a influência excessiva de um único poder. Em 1664, no entanto, os holandeses usaram a força para exigir um tratado que lhes conferisse direitos extraterritoriais, bem como um acesso mais livre ao comércio. Ao instar a seu ministro das Relações Exteriores, o aventureiro grego Constantine Phaulkon, Narai virou-se para a França para obter assistência. Engenheiros franceses construíram fortificações para o tailandês e construíram um novo palácio em Lop Buri para Narai. Além disso, os missionários franceses se dedicaram a educação e medicina e trouxeram a primeira imprensa para o país. O interesse pessoal de Luís XIV foi despertado por relatórios de missionários sugerindo que Narai poderia ser convertido ao cristianismo. A presença francesa encorajada por Phaulkon, no entanto, agitou o ressentimento e as suspeitas dos nobres tailandeses e do clero budista. Quando a propagação de palavras que Narai estava morrendo, um general, Phra Phetracha, matou o herdeiro designado, um cristão, e Phaulkon morreu junto com vários missionários. A chegada dos navios de guerra ingleses provocou um massacre de mais europeus. Phetracha (reinado em 1688-93) tomou o trono, expulsou os restantes estrangeiros e iniciou um período de 150 anos durante o qual os tailandeses se isolaram conscientemente dos contatos com o Ocidente. Ayutthaya: a fase final Após um período sangrento de luta dinástica, Ayutthaya entrou no que se chamou de idade dourada, um episódio relativamente pacífico no segundo quarto do século XVIII, quando a arte, a literatura e a aprendizagem floresceram. Ayutthaya continuou a competir com o Vietnã para o controle do Camboja, mas uma ameaça maior veio da Birmânia, onde uma nova dinastia subjugou os estados de Shan. Em 1765, o território tailandês foi invadido por três exércitos birmaneses que convergiram para Ayutthaya. Após um longo cerco, a cidade capitulou e foi queimada em 1767. Os tesouros artísticos de Ayutthayas, as bibliotecas que contêm sua literatura e os arquivos que abriram seus registros históricos foram quase totalmente destruídos, e a cidade ficou em ruínas. O país foi reduzido ao caos. As províncias foram proclamadas estados independentes sob líderes militares, monges desonesto e cadetes da família real. Os tailandeses foram salvos da subjugação birmanesa, no entanto, por uma oportuna invasão chinesa da Birmânia e pela liderança de um comandante militar tailandês, Phraya Taksin. FONTE: Manual de Área da Biblioteca dos Congressos dos EUA Em 1601, Jacob Corneliszoon van Neck chegou com os navios quotAmsterdamquot e quotGoudaquot como primeiro holandês em Patani para comprar pimenta e outras mercadorias. Em dezembro de 1602 vieram outros dois navios da Companhia Velha do Oriente-Índia. No mesmo ano, foram instalados dois quotcomptoirs, Amsterdam e Zeeland. Em Songkhla (chamado Sangora naquele momento), um quotcomptoirquot foi criado em 1607 1. Os importantes postos comerciais de Patani e Songkhla, no sul de Siam, na costa leste, foram deixados em 1623, quando o governador-geral Jan Pieterszoon Coen tentou Para concentrar todo o comércio na Batavia. Mercadorias como a porcelana e a seda estavam prontas. 2. Em 1608, o rei Ekathotsarot permitiu que a empresa estabelecesse sua primeira posição comercial na capital e os embaixadores siameses foram enviados para a Holanda e foram recebidos em audiência pelo príncipe Maurice dos Países Baixos. 3. Lambert Jacosz Heijn Estabeleceu um acordo VOC (Verenigde Oost-indische Compagnie) em Ayutthaya no mesmo ano. Após a embaixada siamesa de 1608, concluiu-se um tratado entre a Holanda e o Siam em 1617. O posto comercial foi temporariamente fechado em 1622 porque o comércio não era lucrativo. Em 1624, o posto comercial foi criado novamente porque Batavia temia que a posição holandesa em Sião fosse perdida. Cerrou novamente em 1629 2. Vários navios holandeses foram despachados para Siam em 1630 e 1632 para ajudar o rei Prasat Thong contra os portugueses e os cambojanos 4. Batavia decidiu em 1633 fazer um maior investimento comercial no Sião, quando o Japão levantou a proibição do comércio exterior . As exportações de Siam, como peles de cervo, peles de raios e sappanwood, poderiam melhorar em grande parte o comércio com o Japão em troca de prata e cobre. Em abril de 1633, o Chefe de Missão Joost Schouten foi instruído para construir um cargo comercial permanente em Ayutthaya. Os holandeses receberam terra e uma permissão para construir. Um ano depois, em 1634, um prédio de tijolos de dois andares, fechado por uma compensação, no custo total de mais de 10.000 floriculturas, estava pronto. O edifício era chamado de quotde logiequot ou em inglês quotthe lodgequot (chamado localmente Tuek Daeng, o prédio vermelho). O lodge era uma espécie de especial porque era uma construção de pedra, que lhe dava um quothigh-statusquot como em Ayutthaya apenas os mosteiros e palácios eram feitos de pedra. As despesas para construir o lodge foram muito altas para esse período, estimado em aproximadamente US 750,000 nos tempos atuais. As operações da empresa foram movidas do local temporário em Ayutthaya para o novo complexo ao sul da cidade. 5. O rei Prasat Thong envia uma força de mais de 50.000 homens para o sul para subjugar o rebelde Sultanato de Patani em 1634 7. Os holandeses Prometeu ajudar com seis grandes embarcações, em troca de um direito exclusivo de exportar peles de animais da Siam. Em vez de esperar pela frota holandesa, o exército siamês atacou Patani e foi repelido com graves perdas. As provisões foram curtas e o exército voltou para Songkhla atual (chamado Singora naquele momento). A frota holandesa, ao chegar a Patani, descobriu que os siameses partiram. O rei, embora parecesse estar satisfeito com a ação dos holandeses, devolveu-lhes cinco mil florins, sendo metade do dever pago por eles naquele ano pelo direito de trocar com Siam. A fábrica VOC estava localizada a norte do posto comercial dos ingleses (1616-1622) e os japoneses e opostos ao assentamento português, fora das muralhas da cidade de Ayutthaya, na margem leste do rio Chao Phraya. O rio Chao Phraya poderia ser navegado por navios de 300 a 400 toneladas de registro bruto, com uma profundidade de aprox. 2 braças. A uma milha de distância da cidade havia uma alfândega siamesa localizada. Até lá, os navios poderiam vir. Ao sair de Ayutthaya, os capitães do navio precisavam relatar quais mercadorias, quantas armas e o número de tripulantes que ele tinha a bordo. Todos os dados foram registrados em um mês para chegar com navios na cidade. Durante a estação chuvosa, em agosto e setembro, a corrente do rio tornou-se forte demais para navegar facilmente. 1 Em frente à casa de Siamês Custom em Samut Prakan (também chamado Pak Nam), um armazém chamado 8220Amsterdam8221 foi construído em 1636 na margem ocidental do Chao Phraya, onde encontra o Canal Bang Pla Kot (oeste). Como os grandes navios não conseguiram navegar a quase 80 Km de distância ao longo do rio para Ayutthaya, foi necessário construir este armazém sobre palafitas, localizada a cerca de 2 milhas da foz do rio. O relacionamento mútuo começou a deteriorar-se no final do período de Ayutthaya e também o significado de 8220Amsterdam8221. O chefe de COV, Jeremias van Vliet, teve um tempo difícil quando, em 10 de dezembro de 1636, dois holandeses de COV obtiveram uma briga com alguns sacerdotes e guardas do palácio ao retornar um piquenique no lado oeste de Ayutthaya. Eles e seus amigos foram atacados e manipulados pelos siameses. No dia seguinte, foram acusados ​​de atacar o palácio dos Reis irmão, e dois de seus números foram condenados a serem pisoteados por elefantes. Van Vliet, ao distribuir presentes ao rei Prasat Thong e aos principais funcionários, conseguiu obter seu lançamento. O chefe dos COV foi obrigado a assinar um compromisso em que concordou em ser responsabilizado pelo comportamento dos holandeses no país. 8 Em 1649, tropas siamesas foram chamadas, canhão apontado para a fábrica holandesa e todos os holandeses foram presos e Permaneceu confinado por algum tempo. A empresa holandesa apresentou uma certa reivindicação contra o governo siamês, que o rei Prasat Thong, depois de se ter prometido se encontrar, depois repudiou. O irritado Van Vliet usou linguagem muito mais forte do que era sábio e o rei ordenou pela primeira vez a execução imediata de todo holandês no Sião. O rei foi induzido a conceder-lhes um dia de graça para sair do país, na falta de que fossem pisoteados por elefantes, e a fábrica devia ser saqueada. O rei, no entanto, mudou de idéia e, no final, os liberou. 9. Em 1662, o rei Narai impôs um monopólio real sobre todo o comércio, promoveu o comércio exterior e começou a enviar seus próprios barcos comerciais para o Japão. Os bens destinados à exportação tinham primeiro a ser vendidos para a coroa 10. Em si, os holandeses perderam o seu monopólio sobre o comércio de peles. A relação entre a Companhia holandesa e o rei do Siam deteriorou-se no início de 1663 10. Um dia, os holandeses descobriram, ao verificar o conteúdo de um navio português, um embarque real a bordo, isso violava o tratado com o Sião. A raiva dos reis foi despertada e ele ordenou que Ayutthaya fechasse 11. O COV na Batácida decidiu deixar seu posto comercial em Ayutthaya, mas no início tomar medidas. Em setembro de 1663, três navios de COV bloquearam o rio Chao Phraya e tentaram garantir a liberação de homens e mercadorias da empresa. 11 O rei Narai percebeu que ele tinha ido longe demais para alienar os holandeses e mandou um enviado para a Batávia para regularizar as relações 10. Em 21 de junho de 1664, o capitão Pieter De Bitter foi enviado como um enviado ao tribunal de Sião e conseguiu garantir uma renovação Do tratado Siamês holandês em 22 de agosto, voltando em 30 de novembro para Batavia 12. Os holandeses obtiveram o único monopólio do comércio de peles, e a Siam comprometeu-se a não empregar chinês em seus navios, tornando impossível que Siam compita com Holanda no comércio da China. Havia também uma cláusula de jurisdição extra-territorial em que os holandeses que cometeram um crime em Sião serão punidos de acordo com as leis neerlandesas. A ação holandesa levou a uma mudança drástica na política comercial Siams. O rei Narai, com a esperança de conter a arrogância dos holandeses, começou a cultivar a amizade de outros poderes europeus, especialmente os franceses 13. Em 1665, o posto comercial foi restaurado novamente. Desde aproximadamente 1640, os COV tinham uma pequena posição comercial em Nakhon Sri Thammarat (Ligor). A partir de 1664, a pousada em Ligor pertenceu ao montante ascendeu a 10 por cento e, além disso, o rei poderia reivindicar uma quantidade de quat para uso próprio. Na prática, não muito permaneceu do seu monopólio, como os reis afirmam ser usados ​​com bastante frequência. O post foi encerrado em 1663, mas reaberto em 1707. Em 1756, o assentamento foi definitivamente deixado 1. Em 1688, as tropas francesas partiram de Siam após altercações com o rei Phetraja e os holandeses, sendo os únicos europeus, poderiam concluir um novo e muito Tratado favorável, confirmando o monopólio do comércio de peles, concedido pelo Rei Narai, e concedendo, além disso, um monopólio do comércio de lata 14. Em 1705, o posto comercial foi novamente fechado em protesto. O VOC foi pressionado para comprar sappanwood do rei, enquanto uma melhor qualidade contra um preço mais baixo foi oferecido por outros comerciantes. O rei, embora não tenha ficado impressionado, não alterou sua política e os holandeses finalmente reabriram a fábrica novamente em 1706. Quando em 1715, o Japão decidiu que apenas dois navios por ano poderiam chegar à Décima, o comércio muito importante de pele de veado para Ayutthaya foi suspenso Porque já não recompensou. Devido à crescente importância do comércio de lata, o assentamento não precisava fechar. Tin no entanto, poderia ser obtido mais barato e em quantidades maiores em Palembang. Por esta razão, o lodge foi quebrado em 1740, embora os navios fossem enviados anualmente para o Sião. O comércio de Sião se recuperou por volta de 1750, mas depois disso caducou 1. Em 1732, o território da empresa acomodou 240 famílias, no total 1.443 homens, mulheres e crianças. 15 Especialmente durante a regra do rei Borommakots, os problemas de VOCs em Siam estavam se aproximando do momento da verdade: o novo rei se recusou a pagar suas contas ou a ratificar os antigos tratados. Até mesmo um ultimato do COVs Governador-Geral foi ignorado. Isso levou à decisão da empresa de fechar temporariamente temporariamente as postagens em 1741 11. Em 1747 VOCs quotOpperhoofdquot Nicolaas Bang, que tinha ficado para trás em Ayutthaya, recebeu ordens para comprar novamente mercadoria siamesa para o mercado no Japão. O post em Ligor funcionou novamente de 1752 a 1756, mas foi fechado quando o comércio de estanho entrou em colapso e o VOC decidiu se concentrar nas Índias Orientais, onde conquistaram mais território e onde o comércio de especiarias floresceu 11. Em 1760, os birmanes atacaram Siams Capital, mas não conseguiu levá-lo. O posto de comércio de COV foi saqueado e Bang afogou tentando escapar dos invasores. O filho de Bangs, Michel, pagou um resgate para recuperar a liberdade dos birmaneses. A postagem continuou a servir seu propósito até o final da presença da empresa em Ayutthaya em 1765. Os últimos navios de COV deixaram Ayutthaya em novembro de 1765 e a empresa nunca voltou. Em agosto de 1766, Bangkok caiu no birmanês, o que levou o novo diretor da WOC, Werndlij, a deixar um assistente siamês a cargo da postagem de Ayutthaya e a evacuar o pessoal da companhia. Em setembro de 1766, os birmaneses assumiram uma posição forte apenas a cerca de meia milha da cidade, ameaçando o bairro cristão e o complexo da Dutch East India Company. Uma tentativa desesperada foi feita pelos cristãos e por algumas tropas chinesas para defender seu quarto, mas em dezembro, tanto o bairro cristão quanto o composto holandês estavam nas mãos dos birmaneses. 14 A área do alojamento holandês era uma cena para combater os birmanes . Em um documento de missionários franceses, um campo militar, que é suposto ser 342). In February, the Burmese attacked Suan Phlu, the large camp, for seven days and nights. Around three thousand Burmese soldiers were killed by the Chinese. However, since provisions had given out, it was impossible to keep fighting. On 26 March 1767 the camp was routed. 16 The VOCs trading post was plundered and destroyed. The company cut its losses by capturing a Siam-bound ship, laden with merchandise. This was definitely the end of the era of the VOC in Ayutthaya. In Ayutthaya, a memorial still reminds the old VOC settlement. Some of the foundations of the destroyed factory are excavated, but most of the remnants still remain buried as unexplored witnesses of a Dutch adventurous past. The factory archives were never recovered. As part of the celebrations marking 400 years of Dutch-Thai relations (1604 to 2004), the Fine Arts Department began an archaeological excavation in the area in October 2003, and found traces of the main building, ceramic shards (Chinese, Vietnamese, Siamese), glassware, Dutch pipes, Chinese coins, cowrie shells and many other items. Excavation work was ongoing in December 2008 as part of a project to construct an information center at the site, in which Dr. Dhiravat na Pombejra is the adviser for the Thai Fine Arts Department. The site is located just behind Wat Phanan Choeng along the road to Bang Pa-In, on a private-owned dockyard in Khlong Suan Phlu sub-district. 1. vocsite. nl - data retrieved 1 December 2008. 2. Van Vliets Siam - Chris Baker, Dhiravat Na Pombejra, Alfons Van Der Kraan amp David K. Wyatt (2005) - Silkworm Books - page 20. 3. A History of Siam - W. A.R. Wood (1924) - Chalermnit Press - page 159. 4. A History of Siam - W. A.R. Wood (1924) - Chalermnit Press - page 178. 5. The Dutch in Siam: Jeremias van Vliet and the 1636 Incident at Ayutthaya - Alfons van der Kraan. 6. A Traveler in Siam in the Year 1655: Extracts from the Journal of Gijsbert Heeck - Barend Jan Terwiel (2008) - Silkworm Books. 7. A History of Siam - W. A.R. Wood. (1924) - Chalermnit Press - page 179. 8. A History of Siam - W. A.R. Wood. (1924) - Chalermnit Press - page 180, 181. 9. A History of Siam - W. A.R. Wood. (1924) - Chalermnit Press - page 183, 184 10. Thailand, A short history - David K. Wyatt - 2nd Ed. (2003) - Silkworm Books - page 98. 11. Siamese King sent diplomats to King Maurits at The Hague - John R. Brozius. 12. Wikipedia - Pieter De Bitter. 13. A History of Siam - W. A.R. Wood. (1924) - Chalermnit Press - page 217, 218. 14. A History of Siam - W. A.R. Wood. (1924) - Chalermnit Press - page 247. 15. VOC 2239, Siam 3rd part, Daily register Ayutthaya 1731-1732, page 39 (1732 May 5). 16. The Fall of Ayutthaya and Siams Disrupted Order of Tribute to China (1767-1782) - Masuda Erika - Taiwan Journal of Southeast Asian Studies, 4 (2):75-128 (2007) Ayutthaya struck by thunderstorm, 1707, - Engraving - Collection Henk Zoomers Representation of the Dutch lodge in left corner. Dr Gybert Heecq described in 1655 the lodge as: Concerning this local office, or, as it is often written, the Netherlands8217 comptoir Ayutthaya in the kingdom of Siam, it is located about twenty - eight leagues upriver and not more than a musket shot below the above-mentioned city of Ayutthaya. It sits on the river bank directly opposite the Portuguese and Japanese quarters, where the river is wide and flows fast. The office was founded in the year 1634 by Joost Schouten8230 In the front is a sturdy and excellent building, rather large and high, with airy lofts and spacious, proper warehouse space below the dining hall and offices. Two of its sides are of white brick, with many door frames and window casings, most of them trellised and barred. The walls are built entirely of brick and plastered with good lime. The woodwork - all teak - is smooth and very durable, not much different from oak. On the front side there is a double stairway of almost twenty steps leading to the dining hall (rising over a corridor that runs through the middle of the building) at the back of the dining hall there is a single stairway. There are several rooms on each side of this spacious dining hall. The director resides on the right side of the hall, and the deputy-director on the left. There are also rooms for the junior merchants and principal assistants, each fumished according to their rank and position. There were several other brick rooms at ground level, along the moat (behind the main building) where lived some more assistants as well as the surgeon, the steward, the cook, trumpeter, sculptor, carpenters, two blacksmiths, and some ship8217s personnel, including the bookbinder, baker, groom, and the like, each room furnished according to the person8217s position. The personnel of the barges, seven in number, all have to live on their boats (in order to guard them). The lodge is surrounded by a (sufficiently spacious) rectangle of bamboo fencing. Along this fence, in addition to the above-mentioned rooms, are the brick-built buttery kitchen, and prison, as well as a stable for about eight horses (though this is built of bamboo), and on the other side one or two smaller stables, a sheep fold (some sheep are being raised here), pens for he - and she-goats, and coops for chickens, geese, ducks, pigeons, and cranes. Some five or six of the latter were walking about, and we took two of them with us to breed in Batavia. Stabled here were some ten to twelve horses of various colors, on which the gentlemen often go out riding during the dry season they were of reasonable quality though somewhat small. There was also a smithy made of bamboo. For greater security, a deep moat had been dug around the fence, with a broad exit and a proper gate. Beyond that, all the way to the river was a strong, wide pier with railings and benches on both sides, which was very useful for barges and other vessels to moor alongside to load and unload. From this pier one goes straight through (the above-mentioned corridor) under the main office and then one descends, via a brick gate and wooden bridge, to another wooden warehouse (of the same size as the Amsterdam warehouse), on the far side of the moat on a green field. In this warehouse is usually stored the purchased rice and dried planking. The two gates (of the corridor under the lodge) fit very neatly The whole main office and the brick buildings are all covered with Siamese tiles, but the stables and other bamboo houses only with atap. When you enter from the river side, you see on the lower right hand side of the square a nice brick room, airy because of the many windows that can be opened on all sides. In it stands a 8220troktafel8221 for the recreation and pleasure of the young cadets. Next to this room there is a bamboo door in the fence, with a plank over the moat by means of which one comes to the Company garden, a small one with some pomegranate, orange, and lime trees. At the time it looked very unkempt and wild. It contained two pyramids. Under one of these lay buried the director preceding Mr. Westerwoldt, a Mr. Craijers, whose name, dates, and coat of arms could be seen and read on top. Under the other lay some children of Mr. Van Rijck that he had had here with his wife (the sister of Mr. Trompert, secretary of the orphans court in Batavia). Next to this garden was the Dutch cemetery where high and low have been buried together for many years. Here there was another high pyramid, under which lay Mr. Moerdijck (a former director). This was the current burial place for persons of lesser status. At one of the left-side comers of the office square, next to the horse stable, there is another door with a wide bridge over the moat leading to the house or living quarters of Chao Sut. 6 Next to Gysbert Heecks description of the Dutch lodge there are two more limited descriptions by Joost Schouten and Christopher Fryke. Joost Schouten was the chief factor of the Dutch VOC (1) settlement in Ayutthaya from 1633 until 1638. It was during his tour of duty that the Dutch Settlement was re-opened after a 4-year closure and that the stone lodge was built below Wat Phanan Choeng in 1634. quot. finally our factory established there in the year 1633 and trading during my four years direction, are so much corrected and increased, that the Company hath remarkably gained by them, with probability, with good management of more signal advantages: To which end the General and Councel of India caused in Anno 1634 a stone lodge, with fit pack-houses, pleasant apartements, and a commodious landing place, to be builded on the borders of the River Menam, being one of the conveniencest and best situated of any that is unfortified in all the Indiaes. quot 1 Fryke came from a medical family in Ulm and joined the Dutch VOC. He acted as surgeon on various VOC vessels sailing to and in the East Indies between 1680 and 1685. Fryke made a short visit to Ayutthaya in this period, but the exact date of his stay in the city could not be determined. The extract here under was published in the Journal of the Siam Society 2 and based on the 1929 publication by Casell (London). 3 The original text was published in 1692 in Ulm (Germany) as quotChristoff Frikens Ost-Indianische R228ysen und Krieges-Dienstequot. 4 quotOur Master and the Factor Went straightway in the Long-Boat to the Chief City Odia which is 30 Leagues up the River as soon as they were come back they went to Unlading. I then went on Shore too, and visited the Dutch Factory there. The House which the Dutch Factors have there, is amazing both for its Largeness, Beauty, and Strength. Above are all the Lodgings, which are wonderful Stately both without and within: Under are the Warehouses, which are of a vast bigness and richly stored with all manner of commodities. quot (1) VOC - Verenigde Oostindische Compagnie or United East Indian Company. 1 Francis Caron and Joost Schouten - A True Description of the Mighty Kingdoms of Japan and Siam - English translation, London 1791 - page 152. 2 Journal of the Siam Society JSS 2008 - Vol. 96 - Page 241-2 - Fryke on Siam in the 1680s. 3 Chapter XII - page 138-9 in the 1929 edition. 4 Christoff Frikens Ost-Indianische R228ysen und Krieges Dienste Oder eine Au223f252hrliche Beschreibung was sich Zeit solcher nemlich von A. 1680. bi223 A. 1685. so zur See als zu Land in offentlichen Treffen und Scharm252tzeln in Belagerungen St252rmen und Eroberungen der Heydnischen Pl228tze und St228dte in Marchiren und Quartieren mit ihme und seinen beygef252gten Cameraden hin und wieder begeben. Da dann insonderheit der Bantamische Krieg auf Gross-Java . vorgestellet und entworffen, etc. Ulm, gedruckt bey Matth230o Wagnern, 1692. Addendum by Tricky Vandenberg - October 2017

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